sábado, 22 de outubro de 2011

Papinhas e sucos!

Otávio começou no suco de laranja lá pelos 5 meses... papinha de fruta uma semana depois e papinha de comida outra semana depois... e mais uma semana, incluí o jantar.

CADA CRIANÇA REAGE DE UM JEITO À COMIDA... eu tive duas experiências completamente diferentes...

1º Suco - laranja lima... (1 mês só na laranja) depois comecei a fazer com outras frutas: laranja+caqui, laranja+mamão, laranja+poncan, melão, melancia, etc
1º papinha - fruta (uma banana prata madura  OU  meio mamão papaia  OU  meia pera  OU meia maçã)
   Otávio nunca gostou de maçã... nem de mamão.

   -> banana amassada, maça raspada, pera raspada e mamão amassado. A maçã vc pode cozinhar pra amolecer... tem bebe que não gosta, então esta é uma opção.

   ***** Cuidado com o excesso de frutas e legumes laranja... eles vão deixar seu bebe laranja (Otávio ficou puro um cenourinha)
Passada a semana da introdução do suco, depois da fruta... é vez da papinha salgada (que na verdade é sem sal)
Bom, com Otávio eu segui à risca as regras do médico (no início). Vamos lá... a sopinha era assim:

* Refogar com um fio de óleo ou azeite, um rodela de cebola e meio dente de alho.
* Por 50gr da carne branca ou vermelha e refogar também, até que comece a pegar no fundo da panela.
* adicionar água e deixar cozinhar (eu sempre fiz na panela de pressão)
* logo que cozinhar a carne, abrir e colocar um legume de cada grupo abaixo:
  ** cenoura, abóbora, beterraba
  ** batata inglesa, batata baroa/mandioqueinha/batata salsa(cada lugar chama de um jeito), inhame,      macacheira/aipim/mandioca(cada lugar chama de um jeito)
  ** espinafre, bertalha ou agrião (as folhas)
  ** nabo, abobrinha ou chuchu.

Colocava um legume de cada e um maço de folhas, e quando tudo estivesse cozido, eu deixava esfriar e batia com o mixer.
E tudo sem sal!
2 vezes por semana vc deve colocar uma gema cozida misturada à sopa.

Porém, depois eu comecei a fazer a sopa do meu jeito...
A beterraba por exemplo, eu cozinhava junto com a carne por ser mais dura.
O mesmo eu fazia quando era com aipim.
Sempre fiz a sopinha pro almoço e janta.
Com o passar do tempo, comprava músculo em maior quantidade, cozinhava tudo já temperadinho(depois de deixar a carne bem marronzinha ao refogar várias vezes, acrescentando água aos poucos), bem cozido a ponto de poder desmanchar com o garfo, acrescentava cebola e deixava cozinhar até a cebola desmanchar (colocava uma ou duas pra cada quilo de carne). E com tudo cozido, eu separava em pequenos potinhos, suficientes pra uma sopa cada um, e congelava. Assim, eu poupava o tempo do cozimento da carne na hora de preparar a sopa pra um bebê esfomeado e que não sabia esperar... Como os legumes cozinham em 5 minutos, era tudo muito rápido.
Quando a sopa era com frango eu fazia assim: comprava o peito, chegava em casa e ja picava ele todo em pedacinhos bem pequenos e congelava as porções individuais, pra cada sopa (em pedacinhos de plástico da própria carne). Assim, depois do frango refogado no alho e cebola (ele ja meio que cozinhava com isso) eu ja colocava os legumes e poupava tempo também.

ééé... praticidade!

Otávio só ganhou os 2 primeiros dentinhos com 1 ano... ou seja, foi um longo período batendo a sopa.
Já o Lelinho ganhou dentinhos mais cedo, porém, ele fazia ânsia com pedacinhos de comida, grãos de arroz, macarrãozinho de letrinha... então, tbém tinha que ser tudo batido por esse motivo... ele sempre vomitava se tivesse pedacinhos.

Uma coisa que eu sempre tinha em casa pra situações de emergência: papinhas da nestlé...
Depois que eles já estavam mais grandinhos, misturava a papinha com macarrão de letrinha cozido e eles adoravam.

Quando Lelinho começou a comer papinha de sal (sem sal) ele não gostava, e colocava tudo pra fora sempre... e aquilo me incomodava porque eu tinha um trabalhão preparando a comida e acabava jogando fora. Um dia resolvi dar papinha da nestlé pra ele e ele comeu tudo... descobri então que ele gostava de comida com sal... então passei a colocar um tiquinho de sal na sopa dele (mas só um tiquinho... bebês não podem comer sal). Então tudo deu certo e ele passou a comer.

Pros dois, conforme o tempo ia passando eu ia acrescentando coisas à sopa: arroz ou macarrão, grãos de milho verde (de espiga tá? não vai por milho enlatado)... fazia sopa de feijão com fubá... colocava soja texturizada... cada dia uma sopinha diferente pra eles aprenderem a comer de tudo.

A sopa de feijão era a que eles mais gostavam... vou ensinar como eu fazia:

pegava feijão (poucas bolinhas e mais caldo, porque as bolinas dão muitos gazes) e colocava na panela (feijão do mesmo que a gente comia, temperado mas sem carnes), com o feijão ainda frio colocava um pouquinho de fubá pra dar aquela engrossadinha, colocava batata picadinha, batata baroa picadinha, cenoura picadinha e chuchu. Tudo em pedacinhos bem pequenos... e mais as folhas de espinafre! Enquanto aquilo tudo cozinhava, parecia um grude só... que eu mexia sempre pra não queimar (por causa do fubá). Certo dia minha irmã viu cozinhando e disse "que nháca"... e eu disse "espera pra ver". Pronto! tudo cozido! leva pro liquidificador e bate. Vira um creme marrom meio verdinho por causa do espinafre... uma delícia! Resultado: minha irmã comeu um prato e pediu mais... hehehehehe

Outra coisa que eu fazia era o dito angú, que a gente do sul chama de polenta.
Cozinhava o fuba bem cozidinho pra não dar dor de barriga, mas bem molinho... e depois de por no prato, colocava o molhinho de músculo cozido. Eles adoravam.

Depois dos dentinhos tudo fica mais fácil... vc já pode dar comida normal pra eles, lógico que não vai dar um pedaço de carne inteiro... kkkk

Lelinho só toma suco de laranja lima até hoje (com mais de 2 anos)... já não aguento mais fazer suco de laranja lima... e se eu misturar, ele não toma. Haja paciência...
Otávio, tomou suco de fruta até um ano... depois não quis mais e nem água, nem água de coco... preocupada por ele não beber, dei suco de soja, q ele adorou e toma até hoje... são litros e litros na compra do supermercado. O bolso dóóóói...

O antigo pediatra do Otávio brigava pra ele ganhar peso... ele sempre foi mais complicado de ganhar peso, desde que nasceu. Sempre esteve abaixo do peso... O médico insistia pra eu dar guloseimas pra ele: pudim de leite, doces, biscoito, até leite condensado... mas e quem disse que ele gostava. Otávio nunca se deu muito bem com doces (até hoje). O médico dizia que as minhas comidas eram muito lights pra ele... hahahahaha
Até um tempo atrás eu era super encanada com o peso dele (porque eu tive câncer e só descobriram porque eu estava com 21kg aos 11 anos). Mas ele é super saudável... apenas magrinho.
Lelinho sempre foi bom pra ganhar peso, desde que nasceu. Porém, ele é mais chato pra comer... ele não gosta do "boião" (Otávio eu sempre digo que é tipo pedreiro... pratão de feijão com arroz e mistura). O Lelinho gosta de guloseimas e adora comer besteiras... é difícil controlar a boca do pequeno... não posso deixar nada à vista que ele já vai comendo e aí não quer almoçar ou jantar.
Aqui em casa a coisa funciona assim: tudo tem horário! Se comeu tudo, ganha sobremesa, se não, nada feito... nem que chore! E o pequeno chova viu... e muiiiiiiiito.
Mingau de farinha láctea pro Otavio às 7:30 e mamá pro Lelinho. Biscoito e suco até as 9:30... se eles pedirem o biscoito. Almoço às 11:00, no máximo 11:30. Sobremesa meio-dia... mamá pro Lelinho às 14:30 e mingau pro Otávio. Lanche às 16:30 com biscoito ou o que eles quiserem(pão ou sucrilhos)... Jantar às 18:30... Mamá pros dois às 22:00 e pronto... TODOS OS DIAS... há 4 anos é assim!
Suco pro Otávio e água pro Lelinho à vontade... sempre que pedirem.
Se eu deixar o Lelinho passa o dia comendo porcarias...

Danoninho, o médico disse pra não dar antes de um ano... ahhhh fala sério...
depois eu descobri que ele falou isso por causa do corante vermelho, que causava muita assadura no Otávio.
Quando o Lelinho era bebê eu comprava aquele de banana/cereais, maçã, uva... aqueles que têm cor de potinho diferente e pronto, problema da assadura resolvido. Otávio comia os de morango e Lelinho os outros... e até hoje é assim, eles sabem qual é de quem só pela cor... kkkk

Muitas mães colegas minhas ficava de frescura dizendo que o bebê ia engasgar comendo biscoito...
Eu sempre dei... lógico que vc não vai dar o biscoito e largar a criança sozinha e sumir... vc tem que atender pra qualquer problema. Mas se engasgar, basta levantar um dos bracinhos (um só) e dar tapinhas de leve nas costinhas (bem de leve). Mas só o fato de levantar o bracinho já resolve.

OUTRA COISA:

eu sempre deixei eles catarem o biscoito do chão e comer!

Ahhhh está horrorizada???

Pois saiba que meus meninos não pegam um resfriado há anos!

Ninguém vai morrer por isso... eu dou vermífugo pros dois desde os 6 meses de idade.
Tenho uma irmã bióloga, especializada em análises clínicas, que me disse seguramente, que dificilmente a gente consegue detectar parasitas nas fezes das crianças. Vou explicar:
Os vermes "liberam seus óvulos" 3 dias no mês... e vc só vai conseguir detectar algum verme neste período, exceto se a criança estiver infestada. O que teríamos que fazer, pra ter 100% confirmado o resultado é fazer o exame MIF toda semana, durante um mês inteiro. Pegando 3 partes do coco (pontas e meio)... assim conseguiríamos encontrar óvulos.
Resumindo... sempre levei meus meninos no médico e sempre pedi exame de fezes... a única vez que acusou, foi quando Otávio estava infestado com giárdia (transmitida pela água)... das outras nunca mostrou nada e no entanto, cadê o apetite dos meninos?? não ganhavam peso... tava na cara que era vermes. Dava logo o tal do Anitta pra eles e pronto... resolvido!

Aí vc deve estar se perguntando como Otávio pegou giárdia... não, eu não dou água da torneira pra eles, mas criança tem mania de beber água no banho... seja banho de banheira ou de tanque (de lavar roupas)... eles adoram e isso contamina, e muito.
Anitta é um vermífugo ótimo... serve pra todo tipo de parasita (informe-se sobre ele)

Fico por aki...
Bjkas

Nenhum comentário:

Postar um comentário