sábado, 22 de outubro de 2011

O Primeiro banho

eita... q nesse dia meu marido nem foi trabalhar pq eu estava com medo de fazer alguma coisa errada...
Mas que nada... vou contar!

Primeiro, não comprei essas banheiras cheias de frescuras... era aquela velha banheira de plástico que nossas mães usavam nos tempos delas... em cima da cama mesmo... dá um pouco de dor nas costas, mas a dor das costas com certeza foi menor do que a dor no bolso que a outra banheira me daria... kkkkkkk
paguei 15 pila na banheira e ja tem quase 5 anos!! Ta aki firme e forte...

Segundo, vamos ao passo a passo...

1 - Feche o quarto onde será dado o banho. Dê preferência a um cômodo ensolarado, se sua casa tiver um quarto assim e preferência ao horário mais quente do dia... Lembre-se de fazer disso uma rotina!! Não vai dar banho cada dia num horário. A criança precisa de disciplina!!! Vc vai me agradecer por esse conselho!
2 - prepare tudo o que vai precisar: a roupa (inclusive as meias), pente, fralda, álcool e cotonete, fralda pra secar...
3 - prepare a água. Essa parte da água eu acho frescura o que eu já vi muitas mães fazendo... eu fiz com meu primeiro filho até cair o umbigo e depois não tive mais paciência e nem tempo pra isso... essa coisa de ferver a água...
*** Como eu sempre digo, cuidar de filho recem nascido quando vc tem alguém pra te ajudar é uma coisa... cuidar sozinha, tendo q fazer a sua própria comida e a comida do marido qdo ele chega do serviço, cuidar da casa pq vc não tem diarista, cuidar das roupas suas, do bebe e do marido... cuidar de fazer as compras... não é fácil... pense numa situação estressante!!!! era a minha... e eu dei conta!
Por isso passei a fazer tudo que era mais prático! e meus filhos são lindos e saudáveis...
Voltando à questão da água... eu pegava num balde, do chuveiro mesmo... bem quentinha porque até vc despir o bebe, ela já vai estar boa.

O meu primeiro filho deve ter pego algum trauma de banho la na maternidade, pq qdo fui dar banho em casa ele gritava sem parar, mas eu mantive a paciência... deixei ele gritar. Fiz tudo direitinho, super calma... dias depois descobri 2 macetes pra ele parar de chorar. Vou te contar mais abaixo!!!

Antes de por o bebe na banheira, faça uma higienização das partes íntimas dele... para que as fezes não sujem e contaminem a água do banho.

Segurando o bebe pelo braço esquerdo, e segurando firme o bracinho esquerdo dele, coloquei-o sentado meio deitado na banheira e comecei a lavá-lo. Primeiro limpei o rostinho, enqto a água ainda estava limpa. Depois molhei a cabeça e passei o sabonete na minha mão direita umas duas vezes e então ensaboei a cabecinha dele. ATENÇÃO: NADA DE SHAMPU! Apenas sabonete de glicerina. Depois peguei um paninho de boca e esfreguei devagar a cabeça com esse paninho... por quê?? porque lavar uma criança cabeludinha só com a mão pode não limpar direito e causar a dita "carepa"...
Depois enxaguei com aguá limpa, cuidando pra não entrar água nos ouvidinhos.
E enqto isso, ele gritando...

Mas ve se não leva 1 hora dando banho hein???
Bebes sentem frio.. eles precisam ser agasalhados rapidamente...
tudo limpinho, tirei-o da água e coloquei-o sobre uma fralda bem macia q eu sempre coloquei por cima da toalha (que é mais áspera).
Enxuguei a cabeça e aconcheguei-o em meu colo, enrolado na toalha mesmo... isso o acalmou e facilitou a colocada da roupa!!! Deixe que ele sinta seu cheiro (NADA DE PERFUME, pelo amor de Deus) e que se aqueça em seu colo.
Depois disso coloquei o body de regata e as meinhas... e depois as mangas do macacão. Eles assim, já não estará sentindo tanto frio e vc poderá cuidar melhor do umbigo. e então colocar a fralda...


Voltando ao perfume, uma amiga minha que se enchia de perfume, levou o filho ao médico todo entupido, com cara de resfriado, tossindo... e sabe o que era?? o perfume da mãe...

e depois de embrulhadinho na roupa e cueiro, aconcheguei-o no meu colo e dei mamá... e pronto...

UFAAAA

aprendi a dar banho!

agora, quer rir?? enqto eu dava mamá... ele encheu a trouxa.... Ohhhh meu Deus...
Vamos nós, tudo de novo... tira a roupa e troca a fralda (sem banho... só troca de fralda) e nisso, VEIO O SOLUÇO!
Como resolver o soluço??? Nada de fiapinho de pano na testa, isso não adianta...
Basta aquecer o bebe e dar um golinho de mamá... mas é só um golinho ta?

Outra questão que foi contraditória com meus dois filhos: arrotar ou não arrotar??

Otávio nunca arrotava... nunca... ele mamava e eu o colocava pra dormir inclinadinho, no carrinho ou no berço... se eu tentasse colocá-lo pra arrotar ele acordava.
Já o Lelinho, sempre tinha que arrotar... e como fazer isso?? Depois que ele recusar o 2º peito, suba-o lentamente até a posição vertical, segurando as costas e cabecinha... até a altura do seu ombro. NÃO SACUDA O BEBE... o cérebro deles é muito sensível pra esses movimentos dos tempos das nossas mães e avós. Basta levantar o bebe e andar um pouquinho e logo virá o arroto. Não sacuda nem pra ele dormir. E nessa questão do arroto, não pode levantar o bebe rapidamente porque senão ele vai vomitar em você. Lembre-se que a válvula que nós temos no estômago nem sempre está bem desenvolvida nos bebês e por isso eles têm refluxo. Regogitar um pouco é normal depois que o bebe arrota, mas isso pode ser consequência do modo como vc o movimentou antes disso.

Otávio lançou um jato de vômito logo nos primeiros meses... isso me assustou e me serviu de lição. Eles fez isso porque depois de mamar, quando fui trocar a fralda, o movimentei rapidamente e ele vomitou... mas foi O vômito... Nunca mais fiz aquilo.

É preciso muita paciência, porque eles são uma máquina de mamar, fazer coco, vomitar... repetidamente... exaustivamente... mas encantadoramente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário