sábado, 22 de outubro de 2011

O INÍCIO DA GRAVIDEZ



Descobrir que está grávida é uma coisa surreal... dá vontade de rir... de chorar... dá medo... agonia... ansiedade.
Eu sentia algo diferente e desconfiava que estava grávida, porque o corpo muda mesmo.
Pelos meus seios eu percebi que tinha algo diferente.
Quando fiz o primeiro teste de gravidez, eu devia estar com 6 semanas... e deu negativo.
A menstruação continuou atrasada e fiz outro, uma semana depois e deu positivo... pra tirar a prova, fiz mais um e então confirmei a gravidez...
a família toda ficou feliz, afinal, eu corria sério risco de ter ficado estéril depois de um tratamento contra um linfoma.
Mas e aí... passada a euforia, o que fazer??
Marquei um médico... um não, vários...
Mas a coisa foi assim: fui em um, não gostei. Marquei e fui em outro... não gostei... em outro e em outro...
Até que já cansada de procurar, caí nas mãos do meu obstetra (com quem estou até hoje).
Amigas, essa questão de médico não dá pra ir na conversa das pessoas... É VC QUEM DEVE SENTIR CONFIANÇA!
Não importa se sua mãe adora o tal médico... se seu marido foi com a cara, etc...
é vc que manda nesse momento!

Fiz todos os exames de pré natal... estava tudo bem.
Um dos maiores medos que eu senti foi quando fiz a primeira ultra porque eu ficava pensando "e se forem gêmeos?? como é que eu vou fazer?? somos só eu e o marido... não vai dar certo"

Mas felizmente era um só!!

Não tive enjoo nem fome exagerada... apenas sentia vontade de comer coisas azedas: tamarindo, pepino azedo, repolho azedo, maracujá... essas coisas.
Então li em algum lugar que isto era um indício de que eu estava esperando um MENINO.

A propósito, eu ja vi uma entrevista de um médico chamado José Bento, onde ele dava algumas dicas de COMO ESCOLHER O SEXO... lógico que não é 100% garantido, mas acho que no meu caso, funcionou... risos.

Algumas semanas se passaram e nada da minha barriga aparecer... e eu ficava ansiosa por isso, já que queria me sentir importante nos lugares onde as grávidas têm prioridade. Quem disse que o pessoal do ônibus me dava lugar??? era um horror... eu pensava "preciso andar com o exame na bolsa e mostrar pra todo mundo?"
15 semanas e eu descobri que meu Otávio estava a caminho!
Foi a minha primeira compra de fraldas!
Pode rir... comprei 4 pacotinhos daquela PAMPERS pequena, tamanho P, que vem umas 10 fraldas... e eu achei que pro começo daria!!! kkkkkkkkkkk

Mãe de primeira viagem sim, mas mãe de primeira viagem sem noção??? eu ganhei, com certeza!

Continuei fazendo exames de rotina... fiz aquele exame onde é possível saber se a mulher terá pre-eclâmpsia ou não! No exame deu tudo OK (mais tarde vc vai ler mais a respeito disso)

Lá pelos 5 ou 6 meses de gravidez, comecei a cuidar dos "peitões", mas tudo isso pq eu ouvi meu irmão dizendo que a minha cunhada tomava sol nos peitos quando estava grávida...
E eu, sem noção, não sabia porque eu tinha que fazer aquilo. Mas comecei a fazer... Todas as manhãs, meia hora de sol!
Ouvi relatos que eram verdadeiros filmes de terror de duas primas, que não conseguiram amamentar por que os peitos partiram e sangraram... e uma delas até teve um pedaço po bico do peito arrancado. Muiiiiita inflamação e dor...
"Meu Deus" eu pensei... não posso deixar que isso aconteça.
Comprei um creme chamado Masse (um que usa antes do parto). Passava todas as noites e passava também hidratante na barriga por causa das estrias. Já que toquei nesse assunto, vamos esclarecer umas coisas: qualquer hidratante é válido. Isso ouvimos de um médico na TV, onde ele disse que vc pode passar até margarina, desde que vc hidrate a pele. NÃO IMPORTA se seu creme custou 5 reais ou 50,00, no fim das contas o efeito vai ser o mesmo! Eu só comprava o mais barato... kkkk

Nessas alturas do campeonato, a sem noção aqui, nem sabia o que comprar pro filhote. EU NÃO SABIA MESMO... não sabia o que ele iria precisar ou o que era frescura... ou os tamanhos...
Comprei umas roupinhas tamanho M achando q ele já iria nascer usando aquilo... kkkkkkkk

Pra minha sorte, ganhei o enxoval completo da minha prima que é a madrinha do Otávio.
Eram umas coisinhas tão pequenas q eu comecei a ficar com medo do grande dia!

Mais exames e tudo corria bem... nada de dor, nada de engordar muito... e a barriga finalmente apareceu (eu estava então com 6 meses).

Numa de minhas muitas conversas com a senhora da banca de revista, ela me disse que se eu achava que eu tinha bicos nos seios, eu que me preparasse pq eu precisaria de muito mais... fiquei de boca aberta... afinal, eu achei que já estava tudo pronto com meus "peitões"
Ela me disse que muitas vezes o marido dela tinha que fazer sucção pra ajudar na estimulação.
Depois, meu irmão me contou q isso era importante mesmo.

Então, comprei umas conchinhas que me ajudaram muiiiiiiito, mas muito mesmo na preparação dos meus peitos. Comprei aquela com base dura, pra forçar a fazer mais bico. Meus Deus do céu... usar aquilo o dia inteiro doía muito. Mas eu pensava, antes agora do que qdo o Otávio nascer.
Chegava de noite e eu não conseguía nem ficar de sutiã de tanto que meus mamilos doíam.
MAS FOI MUIIIIITO BOM fazer isso antes! Vale à pena... vc sente dor, mas a amamentação fica mais fácil... depois vc vai ler mais sobre isso!

Não decorei quarto de bebê... não tinha comprado carrinho, nem berço, nem bebê conforto, nem banheira... compramos apenas um ou outro brinquedinho. A sem noção comprou uns chocalhos duros pra caramba... Pense... um bebê acertando aquilo na cabeça...


7 meses e tudo indo bem... e eu batendo perna por toda parte, com apenas 3 quilos a mais.
8 meses e começa a angústia pra que chegue logo o tal momento...
Eu sempre quis parto normal, depois de relatos de primas e amigas... achei que seria o melhor pra mim, visto que eu não teria ninguém pra me ajudar quando voltasse pra casa. Teria que ser parto normal!!!
39 semanas... última ultra e o médico me disse:
 "ele está com duas voltas de cordão no pescoço"
eu perguntei se haveria problema dele sufocar ou de eu ter parto normal... ele respondeu:
"problema nenhum já que aí dentro ele não respira portanto, não sufoca... e o cordão é muito maleável, por isso vc poderá ter um parto normal sim"
perguntei se ainda iria demorar o dia D...
"sim... vai demorar... ele ainda está alto"
eu pensei "alto?? como assim??" mas nem comentei nada com o médico, afinal, eu é que não ia passar o atestado de toupeira né?
Isso foi numa quinta-feira... Na parte da tarde, fui à consulta com o meu obstetra e ele constatou que ainda iria mais uns 10 ou 15 dias. Pelas contas dele, eu estava com 38 semanas, pelas minhas 40!

P.S. nas minhas duas gestações ele errou as contas porque o meu ciclo menstrual é muito estranho. Eu ovulo lá pelo 20º ou 21º dia... então, as minhas contas é q sempre deram certo.

Nessa mesma consulta ele disse que a minha pressão estava um pouco alta. Mas como? eu fiz o tal exame e deu tudo bem...

DETALHE IMPORTANTE: se vc tem pressão baixa ou normal, não quer dizer que sua pressão não vá subir na gravidez. 


Então o médico me disse: "Como o parto ainda vai demorar um pouco, fique atenta e se vc inchar muito, me ligue e venha aqui."
Sexta-feira acordei com os pés inchados... sábado mais inchado ainda... dei a caminhar pra ver se melhorava (mais uma sandice da sem noção, que não sabia que isso era sinal de pre-eclampsia)...
Domingo e segunda e eu imensa de tão inchada...
Segunda de noite liguei pro médico e perguntei "Dr ... quanto é o seu muito inchado???" ele me mandou ir pra lá imediatamente.
As palavras dele foram "vou te internar e fazer a cesárea porque sua pressão está muito alta" e a sem noção de risco "não... negativo... eu quero parto normal"... Cara, pense... eu nem imaginava que o risco era tão grande, que eu e Otávio podíamos morrer...
Então, os conselhos do médico foram "fique deitada o tempo todo, virada pro lado direito. Não levante à toa, apenas pra ir ao banheiro" Mandou eu fazer coleta de urina em garrafas PET pra fazer o exame de perda de proteína.
Passei a terça todinha deitada...(andar nesse caso, não ajuda em nada, só pode piorar)
Terça à noite... 23:20... fui ao banheiro e la estava um sangue na calcinha.
OPS!!! acho que ta na hora...
fiquei muito feliz porque finalmente eu ia ver a carinha do Otávio.
Fiquei mais feliz ainda porque eu não estava sentindo dor, como a gente vê nas novelas e nos filmes... aquelas mulheres escandalosas gritando sem parar...
Liguei pro médico e ele mandou irmos pro hospital.

Peguei a trouxa de roupa (veja postagem o que levar pra maternidade) do Otávio, coloquei um roupão por cima da minha camisola rosa pink e fomos pro hospital. Nessas alturas, a minha mãe (mais sem noção do que eu) estava em nossa casa e foi com a gente.

Não ficamos afobados e nem foi aquela correria como a gente vê nas novelas e filmes. Fomos super tranquilos... afinal, a bolsa ainda nem tinha estourado, então tínhamos tempo.
E apenas uma dorzinha básica... mais fraca que uma cólica... e eu entrei no hospital sorridente e faceira.
De casa até o hospital foram 5 minutos... cheguei lá... eu mesma entreguei meus documentos e dei entrada na internação. Fui então pra sala de exames pra médica de plantão ver se era a hora mesmo... e era... mas eu não tinha NADA de dilatação.
23:40 e começaram as contrações... mas tava tranquilo... dava pra aguentar com cara de paisagem (ainda)...
00:00 e nada do médico... e apenas algumas contrações...
lá pelas tantas (depois que eu perdi a noção de tempo e espaço) eu já não aguentava mais a dor... e fui mais uma das mulheres escandalosas que vemos nas novelas e filmes... kkkk Meu marido disse que eu parecia um lobo uivando pra lua.
A dor era horrível e nada do meu médico chegar...
E quando ele chegou, eu não sabia mais nem que horas eram e nem conseguia me manter acordada de tanta dor... nem sei como fui pro centro cirúrgico...
e lá, no centro cirúrgico eu agarrei a mão do meu médico com tanta força que pensei tê-lo machucado e só me lembro dele me olhando e dizendo "pode apertar"... então ele disse mais "vamos ter que operar porque sua pressão está 18x14 e vc está com febre de 39º e sem nada de dilatação... eu até poderia te anestesiar e esperar a dilatação, mas com essa pressão... " e nesse momento eu chorei...
Anestesia e pronto... estavam me abrindo.
Eu estava passando mal, meio sem noção (pra variar) de tempo e espaço... meio fora da realidade...
escutei o choro do Otávio e então chorei... muito... de alegria... e vi meu marido com ele nos braços... um momento mágico, único, eterno!
Marido e Otávio indo pro berçário e eles me costurando... e eu morrendo de enjoo.
Fiquei na recuperação, apenas ouvindo um ou outro que passava e perguntava se eu estava bem... sim eu estava, mas eu queria meu pequeno... porque não vêm me dar notícias dele?

Lá pelas tantas me levaram pro quarto e la estava minha mãe... logo chegou o marido contando de Otávio... e trazendo vídeos que ele fez.
Só então eu soube que haviam se passado quase 5 horas desde o início das contrações até o parto.
Ok... nasceu...
minha mãe não sabia lidar com recém nascido... e eu muito menos!

A mulher quando têm filho fica horrorosa... não venham me dizer que fica linda porque não fica...
vc tem o filho e pensa "a barriga vai junto com o parto" e não é verdade...
a sem noção aqui achava q era assim!!

e comprei aquele dito absorvente pós-parto que é uma DROGA... (compre o noturno da sempre livre que resolve bem o problema)... a gente só se ferra nessas primeiras horas... Eu não quis ninguém me ajudando no banho nem deixei que ficasse mãe e marido no quarto enquanto a enfermeira tirava aquela "fralda" do pós parto... um horror... filme do massacre da serra elétrica mesmo! Mas é normal...


E dá-lhe por uma cinta que a minha prima emprestou, pra ver se eu me sentia melhor...


Banho tomado, cinta colocada... pança ainda ali!


Sempre fui chata com esse negócio de visitas e por isso eu dei Graças a Deus de não morar perto de família. Só que a minha colega de quarto era o OPOSTO... Mas que M... não parava de entrar gente naquele quarto... eu já estava ficando com raiva daquilo...


Eu precisava dar mamá e gente entrando e saindo...

Naquela noite mandei a enfermeira levar Otávio pro berçário pra eu poder dormir, visto q a noite anterior havia sido meio problemática.

Trouxeram ele eram umas 6 horas da manhã... amamentei e pronto... tudo tão bonitinho... ele mamava e dormia... mamava e dormia...
E quando eu achei que ele tinha feito coco, chamei o pessoal do berçário pra trocar (eu nunca havia trocado uma fralda na minha vida)... e nada do pessoal vir...
Olhei pra cara do marido e disse "eu vou ter que trocar... mas como faço isso?"
Segui meus instintos...
desembrulhei o bichinho e dei de cara com aquela coisa VERDE MUSGO dentro da fralda..."Meu Deus do céu... "  pensei... "o que é isso?"... mas fui limpando com algodão embebido em água (só isso... nada de lenço). Um grude aquilo menina... não saía de jeito nenhum... mas finalmente consegui. Então sequei com a fralda de pano e passei creme pra assadura (nada de hipoglós nesse começo hein??) e coloquei a fralda direitinho. Vesti a roupa... e nisso chegou a enfermeira dizendo "ahhh vc já aprendeu é?"
Tive vontade de dar uns tapas nela nesse momento...
Mas depois vi que foi melhor assim.

Urúúúúúú
Aprendi a trocar fralda! (ver postagem Como trocar fralda)

Na segunda gravidez foi tudo mais complicado...
Primeiro porque eu tive um sangramento nos primeiros meses e tive que fazer repouso e tomar remédio.
Segundo porque eu tinha que cuidar do Otávio que ainda tinha 1ano e 1 mês quando eu engravidei... ou seja... ele ainda estava aprendendo a andar e pra tudo eu tinha que pegá-lo no colo.
E depois que aprendeu a andar, ele corria pelo estacionamento do prédio e eu tinha que correr atrás... depois, com a barriga já grande, correr atrás e brincar com ele no parquinho estava beeeem complicado. Teve uma vez que eu me abaixei pra ele me dar um abraço, e ele se jogou e caí de costas, já com uns 7 ou 8 meses de gravidez... Mas graças a Deus não deu nada.
Tirando essa correria atrás do Otávio, eu sentia muitas dores do lado direito da barriga... muita mesmo... tinha dias que não conseguia ficar de pé e eu tinha que continuar fazendo o serviço da casa e as coisas do Otávio... eu tinha que descer com ele pra brincar... Não podia alterar a vidinha dele em prol da minha. Eu passei a maior parte da gravidez do Lelinho, abaixo de buscopan por causa das dores. Meu médico dizia que podia ser alguma aderência (quando há má cicatrização dos órgãos, eu acho que é mais ou menos isso... )
Pelo menos uma notícia boa, desta vez se tivesse a pré-eclâmpsia, ela seria mais branda...
Porém, como o parto foi marcado, eu só tive inchaço já nos dias dele nascer...

Em ambas as gestações engordei pouco... 9 e 10 kg. (na do Otávio aumentei 2,300kg nos 2 ultimos dias devido ao inchaço).
Perder o peso é fácil quando se amamenta!!! Vai por mim... some tudo rapidinho (mesmo que depois vc vire uma baleia, como eu kkkkk)
Em ambas eu tbém tive muiiiiiita dor de cabeça, e um dia eu li que dores de cabeça fortes, são indícios de que se está esperando um menino... tanto é que duas gestações de uma vizinha eu acertei que eram meninos por causa desse sintoma da mãe!
Apesar dessas semelhanças, uma foi diferente da outra no sentido de que na primeira eu sempre estive super bem e disposta... na segunda eu senti dor durante as 40 semanas, tive enjoo com o cheiro do coco do Otávio, tive menos tempo pra curtir a gravidez e menos tempo pra cuidar de mim.
Os dois partos foram cesárea, o primeiro porque eu não tive escolha e o segundo por causa do primeiro ter sido cesárea e o tempo entre eles ser menor do que 2 anos.
Meus dois muleques nasceram com 51cm e 3,500kg.
Lelinho nasceu com hérnia de umbigo... o médico disse que pra cuidar do umbigo da mesma maneira e pra não apertar aquilo de jeito nenhum que com o tempo entraria e tudo ficaria no seu devido lugar. Mesmo com o umbigo dele caindo aos 14 dias, com mais 1 ele já estava todo pra dentro.

é isso... eu acho.

3 comentários:

  1. Amei sua história. Super me identifiquei. Deus Abençoe vc e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Kerolin, a historia ainda tem muiiiiitas páginas. Tive mais uma filhinha e como sempre, continuo cuidando sozinha (eu e o marido). Nada fácil! kkkk Mas tá indo tudo bem com a gente e com a minha pequena que amanhã completa 7 meses. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô a algum tempo tentando ..e sábado passado tive um leve sangramento marrom e minha menstruação ta 4 dias atrasada ..E sinto um desejo insaciável por coisas azedas, tipo picles, tamarindo,laranja,manga verde .. vou esperar mais uma ou duas semanas pra fazer o teste se deus quiser dessa vez vem o meu tão sonhado positivo❤

      Excluir